A respiração é um mecanismo básico e automático do corpo humano, com várias funções. Além de permitir a troca gasosa entre o organismo e o meio ambiente, ela auxilia no fortalecimento dos músculos e mantém o cérebro saudável.
A respiração também é responsável por retirar energia dos alimentos para utilizá-la em atividades metabólicas. O processo de respiração se divide em celular e pulmonar e inclui a inspiração (entrada do ar) e a expiração (saída de ar). Confira o que acontece no seu corpo quando você respira.
Funcionamento da respiração
Quando você inspira, ou expira, o músculo na parte inferior de sua caixa torácica, chamado diafragma, se contrai e se move para baixo. Isso permite que os pulmões tenham amplo espaço para se expandir. Os músculos entre as costelas, chamados de músculos intercostais, se contraem para puxar a caixa torácica para cima e para fora.
Conforme os pulmões se expandem, o ar é sugado pelo nariz e pela boca e desce pela traqueia até os pulmões. Depois de passar pelos brônquios, o ar finalmente chega aos alvéolos pulmonares, onde ocorre a troca gasosa.
É aí que o oxigênio passa para a corrente sanguínea e, ao mesmo tempo, o dióxido de carbono chega aos alvéolos vindo pela corrente sanguínea, para ser expelido do corpo quando você expira. Em média, esse processo se repete de 17 mil a 30 mil vezes por dia.
Respirar é tão natural que, muitas vezes, nos esquecemos da dimensão de sua importância. Para a maioria de nós, a respiração não é uma grande preocupação até que apareça uma infecção ou doença pulmonar que limite ou comprometa nossa capacidade de respirar. No entanto, existe uma “respiração correta” – e saber como ela funciona pode melhorar a sua saúde como um todo.
Como o sistema respiratório limpa o ar?
O sistema respiratório consiste em órgãos e outras partes do corpo envolvidos na respiração, quando você troca oxigênio e gás carbônico. Esse sistema tem métodos incorporados para impedir que substâncias nocivas no ar entrem em seus pulmões.
Os pelos do nariz ajudam a filtrar partículas grandes. Pelos minúsculos, chamados cílios, ao longo das passagens de ar se movem em círculos para mantê-las limpas. Mas se você inalar substâncias nocivas como fumaça de cigarro, os cílios podem parar de funcionar. Isso pode levar a problemas de saúde como bronquite.
As células da traqueia e dos brônquios produzem muco que mantém as vias respiratórias úmidas e ajuda a manter fora de seus pulmões coisas como poeira, bactérias e vírus. Além disso, elas ajudam a impedir a passagem dos alérgenos, substâncias que causam alergia.
As doenças comuns do sistema respiratório incluem:
- Asma
- Bronquite
- Doença pulmonar obstrutiva crônica
- Pneumonia
- Câncer de pulmão
- Fibrose cística
- Derrame pleural
- Fibrose pulmonar idiopática
Respirando de forma correta
Você já notou como seu padrão de respiração muda com suas emoções ou em certas situações? Quando estamos estressados ??ou com medo, tendemos a respirar de forma rápida e superficial; no entanto, quando estamos relaxados e à vontade, respiramos suave e continuamente.
Video: Praticar exercícios após vacinação pode aumentar quantidade de anticorpos (Dailymotion)
Se prendermos a respiração ou mudarmos a maneira como que inspiramos e expiramos, podemos realmente mudar a forma como nos sentimos. Ao respirar suavemente, por exemplo, enviamos um sinal de relaxamento ao corpo. Em resposta, ele produz menos hormônios do estresse e mais hormônios da felicidade!
O oxigênio é a fonte da vida, porque todos os sistemas do corpo dependem dele. Da cognição à digestão, a respiração eficaz não só pode fornecer a você um maior senso de clareza mental, mas também pode ajudá-lo a dormir melhor, digerir alimentos com mais eficiência, melhorar a resposta imunológica do seu corpo e reduzir os níveis de estresse, promovendo bem-estar geral.
Por isso, a prática da yoga, especialmente a Pranayama, com enfoque no controle da respiração, é muito eficaz em regular a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Estudos revelam que a maneira como respiramos afeta ainda o sistema nervoso, a resposta de luta e fuga, os níveis de estresse, a pressão arterial e a digestão! Com tudo isso em jogo, é importante saber permitir que todos esses processos de coordenação funcionem corretamente.
Exercícios, técnicas e tipos de respiração
1. Lábios franzidos
Essa técnica pode ser feita a qualquer momento e é especialmente útil durante atividades como dobrar, levantar ou subir escadas.
Pratique esse exercício de 4 a 5 vezes ao dia, quando começar, para aprender corretamente o padrão respiratório.
- Relaxe o pescoço e os ombros.
- Mantendo a boca fechada, inspire lentamente pelo nariz por 2 segundos.
- Tente franzir os lábios, como se fosse assobiar.
- Expire lentamente, soprando ar pelos lábios contraídos e contando até 4.
2. Diafragmática
Este método pode ajudar você a usar o diafragma de maneira adequada. Faça o exercício quando estiver se sentindo relaxado e descansado, de 5 a 10 minutos e de 3 a 4 vezes por dia.
Ao começar, você pode se sentir cansado, mas com o tempo a técnica deve se tornar mais fácil e natural.
- Deite-se de costas com os joelhos ligeiramente dobrados e a cabeça sobre um travesseiro.
- Você pode colocar um travesseiro sob os joelhos para se apoiar.
- Coloque uma das mãos na parte superior do peito e a outra abaixo das costelas, permitindo que você sinta o movimento do diafragma.
- Inspire lentamente pelo nariz, sentindo o estômago pressionar a sua mão.
- Mantenha a outra mão o mais imóvel possível.
- Expire usando os lábios franzidos enquanto contrai os músculos do estômago, mantendo a mão superior completamente imóvel.
Dica: Coloque um livro sobre o abdômen para tornar o exercício mais difícil. Depois de aprender a fazer a respiração abdominal deitado, você pode aumentar a dificuldade tentando fazê-lo sentado em uma cadeira.
3. Leão
A respiração de Leão é uma prática de yoga energizante que alivia a tensão no peito e no rosto. Também é conhecida na ioga como postura do leão ou simhasana, em sânscrito.
- Fique sentado em uma posição confortável. Você pode sentar-se sobre os calcanhares ou cruzar as pernas.
- Pressione as palmas das mãos contra os joelhos com os dedos bem abertos.
- Inspire profundamente pelo nariz e arregale os olhos.
- Ao mesmo tempo, abra bem a boca e coloque a língua para fora, trazendo a ponta para baixo em direção ao queixo.
- Contraia os músculos da frente da garganta enquanto expira pela boca, fazendo um longo som de “ha”.
- Você pode virar o olhar para ver o espaço entre as sobrancelhas ou a ponta do nariz.
- Repita a técnica de 2 a 3 vezes.
4. Sitali
Esta prática de yoga ajuda a diminuir a temperatura do corpo e relaxar a mente.
- Escolha uma posição sentada confortável.
- Estique a língua e curve-a para juntar as bordas externas.
- Se sua língua não fizer isso, você pode franzir os lábios.
- Inspire pela boca.
- Expire pelo nariz.
- Continue respirando assim por até 5 minutos.
5. Profunda
A respiração profunda ajuda a aliviar a falta de ar, evitando que o ar fique preso nos pulmões e ajudando você a respirar mais ar fresco. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais relaxado e centrado.
- Em pé ou sentado, puxe os cotovelos ligeiramente para trás para permitir que o peito se expanda.
- Inspire profundamente pelo nariz.
- Prenda a respiração e conte até cinco.
- Solte lentamente a respiração, exalando pelo nariz.
FONTE: https://www.ecycle.com.br/